Espaço dedicado às pesquisas audiovisuais realizadas por discentes, egressos e docentes do Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado.

 

Produções recentes:

 

Matéria LAPPI: vídeo produzido pelos bolsistas do PQAV, que apresenta os principais eventos realizados durante o ano de 2009 no Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado da FURG.

 

Histórias de Vidas Vividas: este vídeo apresenta uma síntese da primeira etapa do referido projeto, realizada juunto à comunidade da Ilha dos Marinheiros, durante o ano de 2009. O projeto tem como objetivo principal "instrumentalizar a comunidade ilhéu com os recursos audiovisuais e textuais para o exercício da reflexão e documentação de suas histórias coletivas e particulares". (CADAVAL, 2009, p. 18)

Parte 01

Parte 02

 

Abrindo a Caixa de Pandora: microintervenção a partir da técnica pinhole: este vídeo apresenta o trabalho desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, no qual estudantes do Seminário As Três Ecologias de Félix Guattari puderam experenciar por meio de uma oficina como é produzir fotografias através da técnica pinhole.

 

Contar-se é também olhar-se: um trabalho em vídeo que documenta uma das entrevistas realizadas junto ao projeto "Histórias de vidas vividas". Uma agradável conversa com um dos moradores mais antigos da Ilha dos Marinheiros - RS/ Brasil, Seu Pedrinho e sua esposa, Dona Neuci. Um vídeo que reflete a importância das histórias das pessoas tidas como anônimas para a história oficial. Uma proposta de interação entre a própria comunidade ilhéu, entre o jovem e o velho. Um estímulo ao ensino, pesquisa e extensão, gerando descobertas e valorizando os conhecimentos e experiências de quem muitas histórias viveu.

 

Cotidiano Cognitivo: um videoarte que provoca nossas percepções através dos efeitos sonoros e visuais. Uma narrativa que navega no caos do nosso cotidiano veloz.

 

Looking at butterflies: um cenário onírico, efeitos de sobreposição e o mar ao fundo compõe algumas características desse videoarte. Ingredientes que geram uma atmosfera melancólica e tensa.

 

Permanência: um trabalho produzido como proposta de vídeo-repetição e inspirado no trabalho "Agulhas por um fio" da artista e professora do Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado da FURG, Roseli Nery.

 

Sombras sem nome: baseado nos poemas de Lorenço Dreyer, este videoarte questiona nossas relações com o tempo em uma sociedade vertiginosa, de luzes e sombras.

 

Sem título: a poética das imagens, o lixo e o mar... o vídeo é baseado em uma frase do livro de Michel Foucault, A palavra e as coisas, "o que é próprio do saber não é nem ver nem demonstrar, mas interpretar".

 

Vídeo-diálogo: o que resiste ao tempo? O que foi construído? O que foi sonhado? São perguntas oferecidas de presente pela artista Maria Ivone dos Santos à professora Ana Maio, do Curso de Artes Visuais da FURG, e que deram origem a este vídeo-diálogo.

 

Es que al final solo quedan imágenes, imágines, imágenes...: a peça videográfica foi elaborada a partir do acervo fotográfico pessoal da autora, dos últimos cinco anos. Enfoca e indaga sobre a importância dos acontecimentos reais frente ao contexto do simulacro predominantemente imagético, virtual e fugaz.

 

Para assistir mais produções, acesse o canal do LAPPI no YouTube.