O LAPPI dá assistência e suporte técnico a vários projetos da área audiovisual do Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado. Dentre eles, destacam-se:

 

Ambiente virtual de aprendizagem em Artes Visuais: Projeto coordenado pela Profa. Dra. Ana Zeferina Ferreira Maio. É um ambiente hospedado na Plataforma Moodle Institucional da FURG, destinado a oferecer cursos de extensão e formação continuada na área de Artes Visuais. Abriga em sua estrutura os cursos: Da janela da alma ao ciberespaço: curso de formação à distância em Artes Visuais e Arte contemporânea e performance: organismos de uma poética em movimento, além das disciplinas de Fotografia, Cinema e Vídeo, Introdução à Imagem em Movimento e Processos de Criação e Análise de Imagem. Recebe financiamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FURG desde 2007.

 

Histórias de vidas vividas: uma pesquisa compartilhada sobre a cultura portuguesa na Ilha dos Marinheiros: Projeto coordenado pela Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi que recebe financiamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FURG desde 2008. O conceito 'compartilhar' no contexto do projeto significa a convergência entre a participação dos habitantes da Ilha dos Marinheiros, a participação dos proponentes do projeto e a utilização dos recursos audiovisuais por todos os envolvidos na pesquisa. O projeto tem como bolsista o acadêmico do Curso de Artes Visuais Marcus Guimarães. Participam do projeto: Bruno Costa, Fabiani Caseira, Lilian Barros e Roger Vicente. Colaboram com o projeto: Roberta Cadaval, Cláudio Azevedo e Cibele Borges.

 

Projeto de qualificação audiovisual para o Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado: Coordenado pelas professoras Ana Maio e Teresa Lenzi, numa associação do Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado com o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, através do Programa Institucional de Pós-Graduação REUNI de Assistência ao Ensino de Graduação e Educação Básica. O objetivo do projeto é atualizar e qualificar a área audiovisual do Curso de Artes Visuais com vistas a melhorar a qualidade do ensino de graduação e promover a formação contínua da educação básica na rede pública de ensino. Recebe financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ REUNI) pelo segundo ano consecutivo.

Bolsistas 2009:

- Prof. Me. Cláudio Tarouco de Azevedo, Graduado em Artes Visuais - Licenciatura, Mestre em Educação Ambiental, ambos pela FURG.

- Profa. Lidiane Fonseca Dutra, Graduada em Artes Visuais - Licenciatura, Mestranda em Educação Ambiental, ambos pela FURG.

Bolsistas 2010:

- Profa. Lidiane Fonseca Dutra, Graduada em Artes Visuais - Licenciatura, Mestranda em Educação Ambiental, ambos pela FURG.

- Profa. Esp. Rosana Torma Miranda Cabral, Graduada em Pedagogia Hab. Educação Infantil (FURG), Especialista em Educação Física Escolar (FURG), em Orientação Educacional (FACVEST) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Portal Universidade), Mestranda em Educação Ambiental (FURG).

- Krischna Silveira Duarte, Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, Mestranda em Educação Ambiental pela FURG.

 

Pesquisa sobre audiovisual: atualização e qualificação em tecnologia digital: Projeto coordenado pela Profa. Ana Maio com financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq/ FURG) desde 2009, que tem como bolsista o acadêmico de Artes Visuais Everton Soares Cosme. O presente projeto busca favorecer o desenvolvimento de pesquisas em linguagens audiovisuais através de processos de investigação, produção e reflexão, bem como proporcionar a atualização e a divulgação do conhecimento sobre a cultura audiovisual contemporânea.

 

Os pioneiros da Fotografia em Rio Grande: Trata de uma pesquisa desenvolvida no período compreendido entre março e setembro de 2009 - e ainda em vigência - de caráter histórico, sob o título de Os pioneiros da fotografia em Rio Grande, e que filia-se a iniciativas de preservação da história e da memória. A origem desta investigação, sob coordenação da Profa. Teresa Lenzi, pode ser explicada em um primeiro momento pela constatação da inexistência de trabalhos sistematizados sobre este assunto. Em um segundo momento, quando, diante das fontes originais, a saber, os jornais históricos disponíveis na biblioteca municipal da cidade, nos deparamos com fontes em total estado de deterioração, fato que denunciou a premência de salvaguardar os dados constantes nas referidas fontes.

 

Memória in Vitro: É um projeto de recuperação e preservação de um conjunto de 236 negativos fotográficos em vidro, coordenado pela Profa. Teresa Lenzi, com bolsa de fomento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq). O referido lote é um documento oficial dos registros das ações desenvolvimentistas promovidas pelo setor responsável pela navegação na região - iniciadas no final da primeira metade do século XIX e finalizada nas primeiras décadas do século XX - sobre o espaço geográfico litorâneo da cidade do Rio Grande, e que foram executadas com vistas a adequação deste espaço a navegação e sobrevivência. A equipe que trabalha na execução do projeto é composta pelos(as) acadêmicos(as) do Curso de Artes Visuais: Monique Cardoso Machado (bolsista CNPq), Sandra Akemi Sato, Ana Luisa Dresch, Domingos Sávio Dias, Nadiele Ferreira Pires, Lennon Brum Porciúncula (bolsistas voluntários).